quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os Ninjas


Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem e infiltração assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate.
 Em seu Buke Myōmokushō, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:

Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo.

Não é possível definir historicamente as origens técnicas ou exatamente como foram ensinadas e aplicadas, porém os manuscritos históricos são unânimes em relatar que os Guerreiros Ninjas eram excelentes combatentes em diversas situações; sua fama cresceu devido serem especialistas em adentrar lugares protegidos sem serem vistos, sabiam recolher informações, manipulavam explosivos, conheciam venenos e eram mestres em assassinatos, sabotagem e emboscadas, tendo como trunfo o seu anonimato em todas as suas missões.

A maioria dos Ninjas, no Japão era composta de camponeses e vivia em clãs. Acredita-se que os mesmos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido à grande opressão existente no Japão, em suas épocas de guerras. Eles consideravam que a natureza era o melhor local para um treinamento, pois conheciam, conviviam e dependiam dela. A história dos Ninjas é permeada de lendas, registros inacabados, pois, grande parte dos registros era documentada nos manuscritos chamados de Toramaki.

É importante lembrar, que um Ninja perfeito não se envolveria em combate direto; a invisibilidade garantia-lhe sucesso em suas atividades, assim nunca seria visto um Ninja fazer exibição de suas habilidades sem absoluta necessidade.

Tendo como profissão a espionagem, assassinatos silenciosos e sabotagem, os melhores Ninjas são aqueles que nunca foram pegos; e se não foram pegos, muito provavelmente, não há evidência através de registros de sua existência.


Por utilizarem códigos secretos, muitos desses registros não foram decifrados; coube as famílias transmiti-las de geração a geração

No Japão a classe militar era composta de Samurais, estes obedeciam ao código de regras do Bushido. Era sabido que uma luta entre samurais era rápida, direta e fatal.

Do outro lado estavam os Ninjas, que não seguiam os preceitos do Bushido e obedecia apenas uma lei: a da Sobrevivência. Para um Samurai sua espada era sua alma, enquanto para um Ninja, ela era mais uma arma à sua disposição. Outros pontos diferenciais entre Ninjas “ e Samurai são: para o Ninja a proteção da família e lealdade ao Clã vinha sempre em primeiro lugar, enquanto para o Samurai, seguindo um sistema militar rígido, o primeiro a ser protegido era o Daimyo, depois vinha seu Clã; o segundo ponto diferencial é que os Ninjas utilizavam mulheres em suas atividades.

Um Ninja é muito habilidoso na luta desarmada. Ele é treinado para ser flexível, a conseguir escapar de diversas situações e também a lutar com todas as partes de seu corpo; saber onde e como atacar para paralisar ou até mesmo matar de forma rápida e eficiente, quando necessário.

Usava a sugestão, a dissimulação em vez da confrontação direta, a fim de manipular o inimigo sem que este percebesse, permitindo-o triunfar nas suas missões com o mínimo de desgaste energético possível. O estilo de luta do Ninja, o Taijutsu, não ensina métodos rígidos e fixados como as demais artes marciais; ao contrário prega a fluidez e o movimento natural do corpo.

O Ninja aprende também técnicas de fraturas ósseas, pontos de pressão dolorosos e neutralizantes, luta no solo, técnicas de arremesso, utilização de um arsenal de armas a desenvolver um espírito instintivo e a ter um refinamento espiritual, o que o diferencia dos demais guerreiros da história.

Diferente do que roga a mídia, os Ninjas não são assassinos sanguinários, frios, sem moral, e sim guerreiros munidos de um excelente treinamento técnico, físico e espiritual, aliados aos segredos da invisibilidade. Os Ninjas envolveram-se em muitas guerras e espionagens quando era necessário, porém no restante do tempo eram pessoas simples que desenvolveram certas habilidades para sobreviver nos tempos difíceis do Japão feudal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário